quarta-feira, 25 de abril de 2012

Harmonia em casa depende do respeito com o outro . E o exemplo deve vir dos pais

Estar em casa e ter tranquilidade. Talvez este seja o sonho de muitas famílias e a realidade de outras. Mas, para ter este bem-estar é preciso muito respeito mútuo e bons exemplos vindos dos pais.
A psicóloga Débora Macedo Jorge afirma que estes são os caminhos que a família deve percorrer para viver em harmonia. "Aquele que quer manter a harmonia na casa tem que estar atento às necessidades do outro, fazendo tudo para que ele se sinta bem. Agindo assim, os pais darão exemplo e todos acabam por agradar o outro."
A referência dos filhos vem da amizade entre o casal. "Não há diálogo com quem não é amigo, e este diálogo é o que mantém a harmonia dentro do lar, sustentado pela confiança e amizade", explica a psicóloga.
Em uma casa onde os irmãos não se dão bem, parece uma utopia falar de amizade e de harmonia. "Independentemente disso, sempre há um momento de calmaria, em que os pais devem fazer o filho refletir sobre o que aconteceu, os motivos da briga, dando sempre exemplos para sensibilizar e mostrar na prática como é bom respeitar e manter a paz na casa. As crianças só deixam de brigar quando percebem o que fizeram de errado", ensina Débora.

Segundo ela, para que este clima harmonioso se mantenha, é preciso que todos tenham respeito, consideração e amor. "Se existe respeito e consideração, não precisa ter limite, que é imposto quando não há harmonia e as regras da casa não são acatadas."
É o que confirma a empregada doméstica Fatima Gomes. "Para se viver bem em casa é preciso que todos saibam compartilhar, que sejam uma equipe, sem que haja alguém que mande, mas que todos tenham a mesma visão do todo. Além disso, respeito e saber ouvir mais e falar menos são características muito importantes para o convívio familiar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário