quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Rute e Boaz: um casal obediente

A história de Rute começa com outra mulher chamada Noemi. Ela teve dois filhos e Rute era esposa de um deles. Porém, morreram o marido de Noemi, Elimeleque, e seus dois filhos, deixando suas mulheres viúvas (Rute 1:1-6).
Noemi resolveu voltar para a terra de Judá, mas no caminho pensou em liberar suas noras Orfa e Rute, para que cada uma delas voltasse para a casa de seus pais. Porém somente Rute escolheu ficar ao lado de Noemi e ir para onde ela fosse (Rute 1:7-22).
Chegando a Belém, Noemi contou a Rute que tinha um parente de seu marido, chamado Boaz, dono de campos de espigas de milho, e a incentivou que fosse até lá para que colhesse em suas terras ( Rute 2:1-9).
Vale explicar que, ao chegar à sua terra natal, Noemi começou a colocar em prática as instruções dadas por Deus, em relação ao sustento dos pobres, que está escrito no livro de Deuteronômio 24:19-22: “Quando, no teu campo, segares a messe e, nele, esqueceres um feixe de espigas, não voltarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será; para que o Senhor, teu Deus, te abençoe em toda a obra das tuas mãos. Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás a colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será. Quando vindimares a sua vinha, não tornarás a rebuscá-la; para o estrangeiro, para o órfão e para a viúva será o restante. Lembrar-te-ás de que foste escravo da terra do Egito; pelo que te ordeno que faças isso.”
Noemi se lembrou desses costumes não a seu próprio favor, mas pensando em sua nora fiel, Rute.
A obediência
Rute somente obedeceu ao que Noemi pedira que fizesse, pois sabia que nela poderia confiar. Em contrapartida, Boaz também foi um homem obediente a Deus, já que lembrou-se de uma ordenança de Deus e assim o fez. Noemi seguiu a lei enviando Rute aos campos e Boaz fez o mesmo ao deixá-la colher os grãos.
Certa noite, Rute deitou-se aos pés dele e esse gesto o fez entender que era o seu remidor, ou seja, teria o direito de resgatar tudo o que era de seu marido falecido, para favorecê-la (Rute 3:8-12).
Apesar de prometer ser seu remidor, havia outro homem mais próximo, com os mesmos direitos. Como este não tinha como tomar Rute como sua esposa, passou o direito da remissão para Boaz. E, assim, ele tornou a sua promessa verdadeira (Rute 3:13-18 e Rute 4:1-11).
As bênçãos da obediência
Depois disso, Rute tornou-se esposa de Boaz e teve um filho chamado Obede, que seria avô de Davi. Noemi não ficou de fora destas bênçãos, pois pôde ser ama da criança (Rute 4:13-17)
Toda esta história revela que, por traz de uma trajetória cheia de mortes e pobreza, Deus não desamparou Noemi e Rute. Elas foram honradas por sua obediência e puderam viver a felicidade de estar em família novamente.
Boaz foi o canal da bênção de Deus para Rute ao obedecer um mandamento Dele. Em nenhum momento ele se opôs à sua responsabilidade de ser o remidor de Rute, ele simplesmente fez. E, por causa disso, ficou marcado na história das gerações de Davi (Rute 4:18-22).
Para ser bênção na vida de outras pessoas, um casal precisa obedecer a Deus, mesmo que o pedido pareça estranho. A importância desta atitude será revelada no futuro repleto de conquistas e de grandes realizações que viverão aqui na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário